Avaliação – Ao Volante – Ford New Fiesta Hatch

A classe dos compactos premiuns, ou utilitários, como são conhecidos aqui na Europa é atualmente uma das mais disputadas do mercado, pelo menos quando se trata de Portugal, beneficiando da crescente procura por modelos mais pequenos e eficientes ao nível dos consumos e das emissões.

Ciente desta tendência, surge o New Fiesta, novo carro global da marca, atual campeão de vendas da categoria.

Como prova disto, acabei de adquirir um Ford New Fiesta equipado com motor a gasolina, versão mais acessivel em nível de motorização em Portugal e com o pacote top de linha de equipamento, chamada de Titanium, bem ajustado às preferências do mercado português.

Renato Aspromonte/Murruga Design
De Portugal (Especial para o Autos Segredos)

O New Fiesta surge com o seu competitivo motor 1.25i Sigma de 82 cv, o mais potente da sua categoria, se levarmos em conta o 1.2 de 70cv do VW Polo e dos mesmos 1.2 de 75cv que equipa a atual geração do Renault Clio.

DESTAQUES Nesta geração, o Fiesta fez do design uns dos seus principais trunfos continuando a sobressair no trânsito através das suas linhas vincadas e soluções estéticas mais dramáticas.

No caso deste modelo avaliado, as principais diferenças com o modelo que estará a venda no Brasil em breve está na dianteira com grade superior mais elegante contrastando com a maior grade central nos para-choques, além claro do farois de milha redondos que também foram colocados na nova geração global do Ford Focus.

Na versão Titanium avaliada, tanto da grade inferior como os faróis de milha vem com um acabamento cromado, distinguindo assim das demais versões que são em plástico preto. Outro opcional que você pode solicitar nessa versão Titaniun é a chamada pela Ford Lusitana de “pack estilo”, tendo os vidros escurecidos de fábrica (sem qualquer película) e rodas R16 com pneus 225/45 que sai por 150,00 € (aproximadamente R$ 360,00)

No acabemento interno, o Fiesta não tem um revestimento esponjoso tão extenso, ficando apenas pela área central do painel, mas os plásticos, em tons prateados, agradam. Inclusive, as publicações especializadas em Portugal dizem que o Fiesta tem os melhores materiais para as áreas mais visíveis e acessíveis ao toque.

A análise dos padrões de segurança o Fiesta destaca-se sendo o único da categoria com airbags de joelho para o condutor, um item pouco habitual no segmento, mas, por outro lado, é o único que não dispõe de airbags de cortina.

CONFORTO Fiesta exibe uma condução firme, perceptivel quando confrontado com pavimentos em mau estado, refletindo trepidações mais perceptíveis no habitáculo.

Já em relação ao espaço oferecido a bordo, o Fiesta dispõe de uma folga aceitável entre os bancos. Na contagem dos espaços de arrumação podemos afirmar que no Fiesta estes não são muito generosos, mas são práticos de alcançar. O porta-malas é o que tem maior capacidade da categoria caso não seja pedido o step convencional, pois o modelo tem de série o kit de enchimento de pneus em vez do convencional estepe (sendo possivel adquirir-lo como opcional por cerca de 50,00 €, aproximadamente R$ 120,00), fazendo com que o porta-malas fique mais fundo, ganhando assim mais volume.

O New Fiesta avaliado corresponde a sua versão top chamada de Titanium, beneficiando ainda de oferta de equipamento, (veja no quadro final), tendo como um dos principais destaques o sistema Bluetooth com controle de voz em português e entrada de ligação USB. De salientar que este sistema é exclusivo do Fiesta. Além disso, este compacto da Ford é o único da categoria a ter ar condicionado automático de série.

CONDUÇÃO A forma de assumir o posto de condução é mais natural no Fiesta. Oferece um volante com excelente pegada e uma boa posição dos pedais e dos instrumentos, além de possuir regulagem de altura e profundidade do volante, podendo assim, adaptar a melhor posição do condutor tendo também em conta a regulagem de altura do banco do motorista.

O Fiesta desde o início se destacou pela sua competência dinâmica que se reflete numa excelente agilidade e desenvoltura em traçados sinuosos, ajudados pelos belos pneus 225/45 R16, sendo um carro divertido de conduzir em ritmos acelerados. No entanto, a transmissão, por vezes, dá uma arranhada quando se pretende puxar um pouco pelo carro.

CONSUMO A performance deste motor a gasolina está longe de deslumbrar, mas cumpre com aquilo que se procura nessas versões e responde bem agilmente o que lhe é exigido, sendo suficiente para rodar num ritmo aceitável dentro das cidades.

Quanto aos consumos, o Fiesta apresenta valores combinados (estrada e cidade) na casa dos 5,6 L/100km (unidade de medida europeia), aproximadamente 18 Km/L na medida brasileira, o que pessoalmente considero positivo. Tais valores comparados a concorrência daria um empate técnico, mas o Fiesta fica com destaque por ter motor com 82cv aos 5.800 rpm e binário de 114 (Nm)

MOTORIZAÇÃO O New Fiesta em Portugal está diponivel apenas na versão Hatchback (passageiros e de carga chamada VAN) nas versões Trend, Econectic, Sport e Titanium com 4 opções de motores sendo duas a gasolina e duas a diesel; 1.25i Sigma 82cv – gasolina (avaliado); 1.4i Sigma 96 cv – gasolina; 1.4 TDCI 70 cv – dissel; 1,6 TDCI 95cv – dissel.

Seus preços variam dos 14.200 € (R$35,400) da versão Trend 1.25i Sigma aos 20.055€ (R$ 48,132) da versão Titanium 1.6 TDCI.

O modelo avaliado custou, devido a uma campanha promocional na Ford, por já ter sido cliente anteriormente, cerca de 14.600€ (R$ 35.040) em vez dos 16.900€ (R$ 40.560). Basicamente comprei a versão top a preço da básica.

Além desses valores, existem itens de personalização que vocês podem conferir abaixo os seus valores.

Embora muito comum no Brasil e quase nenhuma em Portugal, a Ford disponibiliza uma versão automática chamada de Durashift no motor 1.4i Titanium, mas pelo preço perto dos 20.000€ é como se não existisse. Eu por exemplo, nunca encontrei um que seja para contar para vocês.

CONCLUSÃO O Fiesta mantém intactas todas as suas qualidades, demonstrando que é mais do que um concentrado de estilo e que tem garra para bater rivais de peso como Polo, Clio e Punto por exemplo.

Além do seu visual distinto, o compacto premium da Ford é uma proposta equilibrada em quase todos os campos.

NO BRASIL… O New Fiesta Hatch fará a sua pré-estreia no Brasil em abril de 2011 com o ínicio das vendas em junho de 2011. Será inicialmente importado do México, prevendo-se que em 2012 ganhe produção brasileira. Tem tudo para se dar bem no Brasil, mas não podemos esquecer da chegada das novas gerações dos compactos premiuns como por exemplo a do Fiat Punto (Evo na europa).

E você? O que acha? Vai ser sucesso?

Confira abaixo a galeria de fotos!

Fotos | Renato Aspromonte/Murruga Design

Anúncios

26 Respostas para “Avaliação – Ao Volante – Ford New Fiesta Hatch

  1. Renato, agradeço pelo site, ainda mais que estou afim de adquirir um New Fiesta Hatch, agora sim vi os detalhes do mesmo, incrível que pareça em nenhum site ainda tinha fotos do mesmo e vc postou, até mais, obrigado …

    • Boas Adalbertho!
      Que bom que vc curtiu…! Como proprietário de um, aconselho a esperar…! O carro tem se mostrado um ótimo veiculo!
      Estou investindo um pouco nessa área aqui no Blog.
      Estou preparando uma nova matéria semelhante a está, mas com o Punto Evo, que futuramente estará no Brasil para brigar com este Fiesta. Pode ajudar você a decidir!

      Um Abraço!
      Obrigado novamente!

  2. Renato tenho interesse em adquirir esse new Fiesta hatch também. Existem muita especulação em sua vinda. Alguns falam que será abril, outros maio e ainha outros em junho de 2011. Alias teve gente afirmando em revista especializadas que ele viria em janeiro ou fevereiro de 2011. Voce teria certeza de fonte confiavel que virá em maio ou junho?? Eu tenho fiesta modelo anterior que é semelhante ao vendido ainda no Brasil como nome de Fiesta Rocam. Qual a diferença se é que já teve oportunidade de dirigi-lo em relação a esse New Fiesta? O espaço do banco traseiro é bom? Vi muitos reclamarem em relacao a isso devido ao seu design e estilo fazer com o teto fique baixo isso confere? Quando peço para comparar com o fiesta antigo falo no sentido de conforto, espaço interno, bagageiro, suspensao e não no quesito visual que ai esse New Fiesta Hatch da de 10 a 0 no que é ainda vendido no brasil com nome de Fiesta Rocam. Tem como voce descrever mais nesse aspecto?

    • Olá João Pedro, como está?

      Respondendo a sua pergunta…!
      Quanto ao lançamento do carro… td indica para uma pré-estreia do modelo ainda em Abril, mas as vendas devem inciar em JUNHO/JULHO de 2011.

      No que diz respeito a diferença de condução do novo para o antigo rocam o que mais noto é a pegada do carro, principamente nas curvas. Sua condução se aproxima muito ao do Focus (modelo que está a venda no brasil) se ja teve oportunidade de dirigir um vais ver que é muito parecido…

      Eu ja tive um Grande Punto 2006 aqui em Portugal e gostava mto da condução, nunca dirigi um Punto brasileiro, mas em relação ao meu de 2006 o Fiesta é superior…!

      Qto ao tão falado espaço traseiro…. sinceramente, eu não tenho nada a reclamar. tenho 1.89m de altura e não me sinto desconfortavel ou com a cabeça torta…! no Rocan acontece a mesma coisa. Mas a qualidade dos acabamentos, bancos e etc, é mto superior ao modelo anterior. O porta-malas, pelo que pesquisei, é maior que o do Punto.

      Um Abraço!
      Obrigado pela participação!

  3. Renato, inicialmente quero parabenizá-lo pelas excelentes fotos do New Fiesta. Estou em dúvida na troca do meu Fiest Hatch 2009 por um Focus Hatch, já que a Ford lançou um modelo novo — 2010, porém está previsto para 2012-2013 lançar uma nova versão que já circula pelos EUA. Ou seja, caso eu adquire um Focus atual estarei de início perdendo dinheiro, não é? Vendo seu blog coincidiu com a informação de um funcionário de uma concessionária da Ford aqui Maceió, que em breve, talvez no segundo semestre de 2011, acha o lançamento do New Fiest Hatch. Minha pergunta: aqui no Brasil os carros são 1.0; 1.4; 1.6 ou 2.0, p exemplo. Portanto, o New Fiesta Hatch está em qual categoria? No volante tem algum comando automático? Tipo: mudança de faixa de rádio/volume? Ajuste dos retrovisores?

    No aguardo de suas respostas,
    um abraço.
    Ademilson Roque.

  4. Boas Ademilson! Eu que agradeço seu comentário!

    Respondendo a sua pergunta.
    Tudo indica que o New Fiesta Hatch, que será inicialmente importado do México seja comercializado apenas com o motor 1.6 Sigma Flex como acontece com a versão sedan, já a venda no Brasil. A nacionalização do modelo deve acontecer apenas em 2012 e aí sim, irá receber novas motorizações.

    Acredito que o carro estará posicionado na categoria de Hatch’s Premiuns, como acontece hoje com o Punto e Polo. Ainda mais pelo valor que ele será oferecido. Não virá para brigar com Gol ou Palio por exemplo, esse papel será desempenhado num primeiro momento pelo atual Fiesta Rocan.

    No volante, o carro vem com comandos no volante sim. Basicamente os controles do rádio (volume, faixas e estações de rádio).
    Se reparar nas fotos da porta do motorista, existe um sistema eletrônico de ajuste dos retrovisores.

    Por fim, se você comprar um focus, não creio que estará perdendo dinheiro (minha opnião) o Focus é um ótimo carro, maior e mais confortável que o New Fiesta. Antes de comprar o Fiesta, eu tinha um Focus SW 2009 (tem fotos aqui no Blog) troquei pelo Fiesta, basicamente por causa do novo Focus, pois o meu iria desvalorizar (porque aqui em Portugal, a desvalorizações desse tipo são demasiadas altas, não se comparando ao Brasil, que eu acredito que os valores dos carros usados ainda são muito bons, coisa que não acontece na europa).

    Qualquer duvida, é só dizer!

  5. Renato, gostaria de agradecer pela publicação sobre esse New Fista que pelo o que indica será de fato um Hatch Premium e brigará com certeza com esse Novo Punto Evo, que em minha opinião também ficou mais bonito em relação ao anterior.

    Minha dúvida seria em relação a um concorrente Compatriota, da GM Chevrolet, o AVEO, que também tem previsão de chegar ao Brasil agora em 2011, e na matéria que vi mais precisamente em Setembro.

    Não sei se esse novo carro da Chevrolet, que será uma categoria acima do Agile, já roda em Portugal, mas caso já esteja rodando por aí, ou tenha visto uma matéria referente a ele, gostaria de saber:

    Qual dos dois carros seria melhor no quesito Custo-benefício??

    Pretendo trocar meu carro esse ano e estou em dúvida entre esses dois veículos. O que eu sei é que o AVEO substituirá o Corsa (veículo o qual tenho um exemplar 1.4 Econoflex), e comparando o Corsa com o Fiesta Antigo, o Corsa ganha facilmente devido ao excesso de Plástico do Fiesta.

    Agradeço a oportunidade.

    Um abraço,

    Lucas Georgeto

  6. Boa Lucas!
    Antes de mais agradeço sua visita e sua participação!

    A nova Geração do AVEO ainda não está a venda em Portugal. Mas assim que estiver, vou dar um jeito de testa-lo pois eu também tenho a mesma dúvida. Pelo pouco que já vi do AVEO o carro parece que está totalmente reposicionado no segmento. Portugal e porque não referir a europa em si, é um mercado a parte do brasileiro. Porque disso isso… As pessoas aqui parecem ser, um pouco a mais que o normal, resistentes a mudanças.

    Mas ao contrário disso, o New Fiesta vem mudando um pouco esse paradigma, justamente por ser um bom carro, em relação ao anterior e com mais armas para enfrentar a concorrência.

    O atual AVEO, nunca chegou perto de sequer, ameaçar, Clio, Punto, Fiesta e etc… mas tem um grande trunfo que é o seu preço. Ele é o mais barato de todos os seus concorrentes…! Contudo em Portugal, a Chevrolet é uma marca nova, antes os seus produtos eram comercializados com a marca DAEWOO e o AVEO era o KALOS… e isso faz com que as pessoas não comprem o carro porque era um DAEWOO entende? Mas creio que com essa nova geração, o modelo pode vir a se dar bem, assim como o antigo Chevrolet Matiz (ou DAEWOO MATIZ) virou Chevrolet Spark e a cada dia mais se vê um por Lisboa. Se destacando como um bom carro e claro, pelo seu preço super acessivel!

    Apenas um a parte…! O AVEO será um compacto Premium no Brasil mas não será o substituto do Corsa. O substituto do Corsa será o Agile… não era a ideia principal da GMB fazer isso, mas a concorrencia obrigou a tal. A Fiat por exemplo, tem o Punto como Premium, mas vai “crescer” o Palio mesmo assim. A GMB por vez, não pode deixar um Agile brigar com um Palio crescido, por isso vai introduzir o AVEO. Olhando um pouco pra realidade brasileira, creio que o Agile é sim a melhor opção para aposentar o Corsa e o AVEO entra no meio termo, sendo um Corsa quase Astra…sacou?

    Espero ter ajudado!
    Acompanhe o blog que em breve terá boas novidades!

    Abraço!

  7. Renato, agradeço a atenção e estarei acompanhando sim o Blog que em minha opinião está de parabéns.

    Abraço,

    Lucas Georgeto

    • Obrigado Lucas!

      Estamos em reestruturação, futuramente mais materias, testes e vamos claro, aproveitar o fato de estarmos em Portugal, avaliar futuros modelos brasileiros!

      Adiciona a gente no Facebook, Orkut, Twitter e acompanhe!

      Meu MSN é rsaspromonte@hotmail.com
      Qualquer dúvida, é só falar!

      Abraço!

  8. Olá Renato!Td bem?Primeiramente quero parabenizá-lo pela brilhante publicação sobre o new fiesta, não tinha visto grandes informações assim em nenhum site. Minha dúvida eh: vc falou q as vendas aqui no Brasil seria por volta de junho ou julho de 2011.Se eu efetuar uma compra eu tenho q aguardar algum tempo pra q esse carro chegue da Europa ou já vai estar disponível nas concessionárias? e qual o valor dele?
    Desde já a gradeço a atenção

    • Olá Quezia!

      Eu que agradeço a sua participação!
      A Ford irá fazer um pré-lançamento do carro, ao que tudo indica ainda nesse mês de Maio ou no mais tardar em Junho. A partir dessa data, creio que nas concessionárias já se poderá fazer a reserva deste novo modelo. Contudo os modelos New Fiesta e New Fiesta Sedan são importados do México e não da Europa. A comercialização e entrega das versões hatch do New Fiesta, é possivel que aconteça em JULHO/AGOSTO de 2011! Quanto a valores, O New Fiesta Hatch não deverá fugir muito ao que atualmente custa a versão sedan, que já se encontra a venda no Brasil!

      Cumprimentos,

  9. muito bom seu blog e suas matérias. Continue a nos proporcionar informações uteis e novas.

    • Boas Humberto!
      Agradeço sua participação! Estamos passando por um momento de renovação no blog, por isso ele tem andando um pouco parado, mas tenho boas novidades pra publicar aqui, essa semana ainda deve sair um segredasso. Fique atento!

      Abraço!

    • Boas Quézia!
      Ainda não tenho informações atualizadas sobre o carro no Brasil, assim que souber, estará aqui no blog…!

      O meu nesse momento está na oficina, foi trocar o motor do vidro eletrico que estava “arranhando”. Nada grave! Vamos ver!

      ;D

  10. Muito fraquinho, não basta ser bonito. Inclusive o motor 1.6, lamentável que seja 16v: falta de torque em baixas rotações e manutenção mais cara.

    • Estive em viagem, preciso me atualizar, vou consultar minhas fontes! Qualquer novidade eu aviso sim! 🙂

  11. antes de mais nada, parabéns pelo blog e pelo excelente carro. estou ancioso pela chegada do hatch no brasil.
    queria que vc me respondesse quanto ta custando em média o ipva do new fiesta sedan.
    obrigado.

    • Boas Bruno,
      Como moro fora do Brasil a alguns anos, não consigo precisar o valor do IPVA…! Sei apenas que o valor é taxado sempre em 4% no valor do veiculo negociado… se é novo ou usado!

  12. Parabéns Renato, me tirou algumas dúvidas…
    Tava quase comprando o novo Stepway, que ficou bem bonito por aqui! Porém, descobri que o Fiesta hatch lança esse mês aqui no Brasil, estou esperando o vendedor me retornar com infos de preço e inicio de vendas, eu venho postar pra ti assim que souber, para os amigos aqui tbm interessados… dizem que gira entre 40 e 50 mil… mas ngm me deu preços reais, saca?
    Outro carro que vem pra brigar com ele e o Punto EVO, se chama Kia Rio… Que máquina linda, porém, não tem lançamento previsto, só 2012 sem data… isso pode demorar muito…
    No caso, roubaram meu carro, e preciso comprar um NOW

    Abração!
    Rodrigo

    • Putz, que chato o roubo do seu carro…! Fiestinha é massa! O Punto Evo tb melhorou imenso, mas a Fiat no Brasil atrasou o seu lançamento!
      Fico aguardando novidades suas!

      Abraço!

  13. É, parece que o carrinho é maneiro… Belo design, melhor que o do sedan, que ficou com a traseira muito pesada e desproporcional. Grande sacada essa dos vidros escuros de fábrica, mas você não mencionou o câmbio, se há disponível o automático, se é de 4 ou 5 marchas, se tem borboletas de troca no volante, e etc… Quando esse modelo vem pro Brasil?

  14. Renato vc sabe alguma coisa sobre o problema que andam falando sobre a caixa de direção do New fiesta? comprei o meu semana passada e deve chegar nesta quinta proxima,estou preocupado com relação aisso e parece que a ford nem sabe ou finge não saber,o seu carro apresentou algum problema?grande abraço.

    • Olá Alan, antes de mais, parabéns pela compra, espero que gostes do carro tanto quanto eu aqui! Quanto a sua questão, não estou sabendo de nada na caixa de direção do New Fiesta não, o meu também não apresentou qualquer problema até a data. Inclusivamente levei ele na revisão de 1 ano semana passada e segundo o check-up que fizeram está tudo ok… apenas foram substituidos óleo, filtros de ar e pouco mais…! Me custaram 230 euros! Mas tudo bem! Tem que ser! O que posso te dizer é que logo quando comprei… o vidro eletrico da porta do motorista parecia que arranhava, fazendo um ruido estranho e parecia estar rapando em algo pois demorava muito pra subir. Achei que poderia ser o motor do vidro eletrico. Levei na revenda e trocaram a borracha do vidro que realmente estava raspando e problema resolvido! De lá pra cá, o carro não apresenta nenhuma anomalia. Vou procurar saber e atualizo aqui pra vc! Desde já, desejo-te bons kilometros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s