Fiat prepara crossover baseado no 500

Sucesso do carrinho retrô 500 vai ditar design da marca nos próximos projetos

Caros,

Segue os trabalhos da edição de Maio 2012 da Revista AutoEsporte.

POR:

DANIEL MESSEDER // PROJEÇÕES: RENATO ASPROMONTE

Cansada de apanhar do Golf na Europa, italiana vai abandonar o segmento de hatches médios em favor de um jipinho.

Após os fracassos de Stilo e Bravo no mercado europeu (e por que não dizer no Brasil?), a Fiat resolveu mudar de estratégia para enfrentar GolfFocus e companhia: “O substituto do Bravo será radical”, garante o CEO da empresa, Sergio Marchionne. O chefão da marca italiana disse à publicação inglesa Autocar que “um produto tradicional nesse segmento é totalmente inapropriado”. Ou seja, não espere um novo hatch médio para o lugar do Bravo. A aposta mais forte aponta para um crossover com estilo de jipinho e soluções de minivan, como mostram nossas projeções obtidas de fontes italianas.

O futuro Fiat Cross usará a plataforma do Alfa Romeo Giulietta (mais moderna e segura que a do atual Bravo) e detalhes de estilo emprestados da linha 500. Estão previstas versões com tração dianteira e integral, com motores MultiAir a gasolina e JTD a diesel. A intenção é atacar o líder Golf (na Europa) com uma arma diferenciada, como a Nissan faz com o crossover Qashqai. O projeto está sendo tocado para chegar às lojas no final de 2013, com direito a uma versão Jeep para o mercado norte-americano.

Como o Bravo também não “pegou” por aqui, a estreia no Brasil pode acontecer já em 2014, com possível produção na nova fábrica da Fiat que está sendo construída em Goiana (PE). O compacto de baixo custo que vai substituir o Mille (também com lançamento previsto para 2014) deve ser fabricado em Betim (MG) mesmo, já que vai compartilhar diversos itens com a dupla Uno/Palio.

Confira a matéria completa e as novidades da AutoEsporte (veja aqui)

Anúncios

3 Respostas para “Fiat prepara crossover baseado no 500

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s