Toyota lança hotsite da versão brasileira do Etios

A filial brasileira da Toyota lançou um hotsite com fotos e informações sobre a versão nacional do Etios, aposta da marca japonesa para ingressar no concorrido nicho de hatches e sedãs de entrada.

Frente da versão nacional do Etios

Devido a má repercussão do design do Etios indiano aqui no Brasil, a Toyota acabou de fato concretizando algumas já esperadas mudanças em relação ao design. Fato é que o carro acabou não ficando tão diferente, ou tão mais bonito assim.

A frente original do Etios

Na dianteira a mudança se resume a uma pequena alteração na proporção e volume do parachoque/grade, porém ainda mantendo um aspecto muito semelhante ao modelo original, apenas com traços (muito pouco) mais curvilíneos. Dependendo da versão, a grade terá 1 ou mais filetes cromados, ou será inteira na cor da carroceria. Os faróis perderam a máscara negra que aparecia na versão conceito, mas também foi abandonada na versão de produção indiana.

A traseira do Etios nacional (esq.) e a versão original

Já na traseira tanto do hatch quanto do sedã, o parachoque também recebeu uma leve suavizada, e no caso do hatch foram mudados elementos internos da lanterna (mantendo o contorno original), além de terem retirado o bizarro friso cromado na versão de entrada (na versão mais cara, o adereço continua). O fecho do porta malas é outro detalhe que acabou mudando. Se apenas essas mudanças serão suficientes para fazer o modelo vingar em um mercado onde um dos principais fatores de compra é o design, só o tempo dirá.

O Anti Logan?

Já viu essa lateral em algum lugar? Eu também.

O Etios claramente tem uma proposta idêntica a do projeto Logan/Sandero, idealizado pela romena Dacia: design e interior espartanos, preço baixo e espaço interno generoso. Ambos os carros tem características muito semelhantes inclusive no design, soluções de baixo custo como linha de cintura baixa e praticamente reta (característica dos carros dos anos 90), portas simples e lanternas estrategicamente posicionadas para um baixo custo de reparo em caso de acidentes. Aqui no Brasil, o Etios também será o segundo japonês de entrada, batendo de frente com o Nissan March, que tem conseguido boas vendas graças ao preço de um dos carros mais baratos do Brasil, e só não vende mais porque a Nissan não consegue atender a demanda de importação. Outro desafiante do novo japonês também será fabricado aqui e tem origem na vizinha Coréia: o aguardado Hyundai de entrada que ainda atende pelo nome de “HB”. Ele é na verdade o principal motivo de a Toyota ainda não ter revelado todos os dados (principalmente o preço) sobre o Etios, pois talvez ela tenha de compensar no preço a aparência inferior do Etios em relação ao HB, sendo que todas as projeções indicam que o HB será pelo menos mais ousado que o japonês.

Interior

Um ponto que chamou a atenção quando a versão indiana do Etios foi mostrada, era em relação ao interior do carro. Características nada comuns aos compactos de entrada nacionais apareciam, como encostos de cabeça unidos ao encosto do carro, revestimento claro, e painel de instrumentos no meio do carro, ao invés de ficar na frente do motorista. Os “problemas” da cor do revestimento e do encosto de cabeça foram resolvidos, adaptando ao que se está acostumado no Brasil, porém os simples (e feios) instrumentos continuam no meio do carro, outra solução de veículos de baixo custo (sai muito mais barato adaptar projetos assim para utilizar em países onde o volante fica do lado direito).

O espartano e controverso interior

Os preços oficiais ainda não foram revelados, porém o Toyota tem alguns argumentos fortes para ter sucesso em suas vendas em terras tupiniquins: a confiabilidade da marca Toyota, espaço interno generoso, equipamentos e (espera-se) preço bem competitivo. Basta a japonesa torcer para que seu patinho feio faça sucesso e seja considerado ao menos simpático.

Anúncios

2 Respostas para “Toyota lança hotsite da versão brasileira do Etios

  1. Olha, realmente eu gostaria de entender o porque que um carro para ser barato, precisa ser feio. Esse carro é horrível, assim como os Dacia, que no Brasil são vendidos como Renault e a linha Chevrolet. Esse Etios sedã parece um Logan que derreteu ou está derretendo na parte central. Honestamente falando, a indústria automobilística está abusando da nossa boa vontade, lançando esses carros tenebrosos e baratos de se fazer por preços exorbitantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s